Pré-escolar:
Na idade pré-escolar, compreendida entre maiores de 2 até 6 anos, a criança
começa a aprender a usar os cinco sentidos - visão, audição, tato, olfato e
paladar - para relacionar-se com o mundo, inclusive com a alimentação.
A criança é ousada e se aventura constantemente. Ela é caprichosa,
imprevisível e o seu comportamento pode ser difícil de compreender e complexo
de manejar. (Eizirik,2001)
Uma situação comum nessa fase é a criança manipular os alimentos antes
de comer, pois a criança está “aprendendo” aquele alimento com todas as
sensações que ele pode lhe dar.
O pré-escolar vai aos poucos
descobrindo seu poder de decisão na escolha de sua alimentação, e para testar
esse poder é comum ele aceitar um alimento num dia e recusá-lo no outro.
Também é importante que nessa fase a criança comece a perceber a rotina
na alimentação, como horários regulares, pratos e talheres adequados para cada
idade, e que possibilitem a convivência tanto em família quanto na escola com
os colegas.
É nessa fase em que se forma e fixa os hábitos alimentares, e os pais
tem um papel fundamental para a formação do comportamento alimentar de seus
filhos, pois servem como modelo no comportamento alimentar das crianças.
Portanto, se os pais não têm uma alimentação saudável e variada, é mais difícil
tentar impor esse tipo de hábito alimentar para seus filhos.
Escolar:
De acordo com a American Dietetic Association (ADA), ambiente escolar é
um local importante para o desenvolvimento de estratégias de intervenção para a
formação de hábitos de vida saudáveis, podendo propiciar aos escolares opções de lanches nutricionalmente
equilibrados, exercícios físicos regulares e programas de educação
nutricional.(Briggs M, 2003).
A idade escolar exige a superação de conflitos que vem sendo lentamente
elaborados durante as fases anteriores. Ligação, controle e identificação foram
movimentos trabalhados sucessivamente. Nelas, o manejo da frustração, a perda
da onipotência e a ligação simbiótica com os pais dão lugar ao interesse elo
mundo e pelos seus iguais. (Eizirik,2001).
As tarefas dessa fase são as seguintes: Organização crescente do self
para a continência de seu desenvolvimento, elaborando os conflitos internos e
estabelecendo a identidade de gênero. Aprimoramento da interação interpessoal,
elaborando a representação da sua experiência e imagem social, interdependência
e cooperação. Motivação para a eficiência e a competência. Desenvolvimento de
valores afetivos, morais e sociais que levam a civilização (humanização).
(Eizirik,2001)
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