0-2 anos



As necessidades nutricionais dos bebés são completamente asseguradas pelo leite materno ou através de fórmulas especiais de leite fortificado em ferro até atingirem os seis meses de idade. Hoje em dia, é aceite pela comunidade científica internacional que a alimentação mais saudável para um bebé até aos seis meses é o leite materno, reunindo todos os elementos essenciais para a nutrição do bebé e o desenvolvimento e crescimento até essa idade.
Naturalmente que os pais, avós ou outros responsáveis pela alimentação do bebé têm dúvidas sobre questões fundamentais: Quando está o bebé preparado para alimentos sólidos? Quais os alimentos que devem ser incluídos e quais os mais saudáveis? Que quantidade é suficiente?

Para que estas dúvidas fossem esclarecidas, o ENPACS criou um Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos (10 Passos para uma Alimentação Saudável). São eles:

Passo 1 - Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento
Passo 2 - A partir dos 6 meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
Passo 3 - Com a introdução da alimentação complementar, é importante que a criança receba água nos intervalos das refeições.
Passo 4 - A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança
Passo 5 - A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
Passo 6 - Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida
Passo 7 - O ferro dos alimentos é melhor absorvido quando a criança recebe, na mesma refeição, carne e frutas ricas em vitamina C.
Passo 8 - Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
Passo 9 - Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o armazenamento e a conservação adequados.
Passo 10 - Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.


Fonte: ENPACS - Ministério da Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário